quinta-feira, 21 de maio de 2009

Rede Blog - O que Campos deveria ter para EU ser feliz

Moro há 8 anos nesta cidade. Durante todo esse tempo, apontamos falhas e criticamos desvergonhadamente o descaso e a falta de carinho daqueles que estão em posição de deixá-la um pouquinho mais "vivível". Ainda com todos os problemas, acho que morar aqui tem suas vantagens, como a de não ter a paranóia de pensar se nós ou alguém de nossa familia será executado no fim do dia, por exemplo.

Mas poderia ser muito, muito melhor. Pelo menos para mim. Por isso, se eu fosse prefeito, faria o seguinte (obs: quem achar que eu, por ser estrangeiro, não deveria opinar sobre o assunto, lhes digo que tô me lixando para sua opinião):



Disposições arbitrárias, unipessoais e delirantes para a a minha exclusiva felicidade.

1º Postura

a) Todo carro que passar pelas ruas da cidade com um volumem de som que ultrapassar o espaço de sua cabine, será confiscado e sumariamente destruído. O seu proprietário será obrigado a comparecer durante 30 dias aos ensaios da orquestra juvenil do Centro de Cultura Musical de Campos.

b) No centro, os letreiros e painéis nas frentes dos comércios e empresas não poderão ter mais de 2m². Não poderão estar instalados perpendicularmente à fachada nem numa altura superior aos 4 metros. Nos prédios com mais de 50 anos, a área dos painéis fica reduzida à 1m².



2º  Súper Calçadão

A área central da cidade, no perímetro das ruas Beira Valão, Formosa (Tte. Cel. Cardoso), Ouvidor (Marechal Floriano) e 15 de Novembro se transformará num imenso calçadão. Veículos fornecedores somente de 20 a 8h . Bondes elétricos atravessarão a zona levando as pessoas que não possam ou não queiram andar.



3º-  Construção e Urbanismo:

Art. 1º - Nenhum prédio poderá ter mais de 5 andares. Nos bairros, o máximo será de 2.

Art. 2º - Cada bairro terá uma praça de, no mínimo 200m². Cada praça será vigiada por dois Guardas Civis, as 24h.

Art. 3º Todo proprietário que se preocupar em manter a fachada de sua residência “bonita”, pagará apenas 30% do seu IPTU correspondente. (Bonita significa com reboco, tinta e plantinhas)

Art 4º As prestadoras de luz, TV a cabo e telefonia ficam obrigadas a montar sua rede de distribuição por debaixo da calçada.

4º– Cobertura do Valão Campos-Macaé


Até, pelo menos, o Mc Donalds. Na parte superior, um canteiro central com quiosques e jardins. Por debaixo, estacionamento subterrâneo pra quem for ao centro da cidade deixe seu carro ali.

5º - O Parque da Cidade

No espaço compreendido entre a Av. Arthur Bernardes, Nilo Peçanha e José Alves de Azevedo. Com lagos, ciclovias, árvores, estátuas e bancos pra sentar, namorar, pensar e viajar.



6º – Democracia Eletrônica

Cada eleitor com domicilio no município receberá uma senha eletrônica. Com ela mais o seu CPF , poderá votar no site da prefeitura as diferentes iniciativas e propostas que a prefeitura, as associações cíveis e ONGS disponibilizar para discussão geral. O resultado poderá não ser vinculante, segundo o caso, exceto para a AVALIAÇÃO ANUAL DAS SECRETARIAS, como se verá a continuação.

7º- Avaliação anual das secretarias municipais

Mediante o procedimento de votação eletrônica descrito no item anterior, será realizado no final de cada ano uma avaliação de desempenho de todas as pastas municipais. Com as opções “aprovado” ou “não aprovado”. Todas as secretarias e empresas públicas serão avaliadas.
Caso uma secretaria obtenha 50% mais um voto na opção “não aprovado”, o Prefeito ficará vinculado a ela, devendo exonerar o seu responsável. A escolha de um novo secretário ou diretor continuará a ser de atribuição absoluta do prefeito, considerando a trajetória, a competência e a honestidade do eventual postulante, afim de que não seja demitido no ano seguinte.

Outrossim, o site da prefeitura disponibilizará permanentemente um “mapa da satisfação vizinhal”, onde o município todo será dividido por distritos, e em cada um deles os moradores poderão qualificar o estado da saúde, educação, obras públicas, transporte e segurança. Será aberto um fórum para discussão de propostas e idéias, um para cada bairro/distrito.

8º - Uma vez cumpridos todos os items anteriores, renuncio ao cargo de prefeito e continuo a criticar desde o meu blog.