quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Uma sugestão

Nunca participei da Rede Blog que organiza o Urgente de Vitor Menezes. E desta vez não sei se isto que escrevo se encaixa dentro da premissa "Como promover mecanismos para a participação política direta da sociedade civil em Campos?", mas há algum tempo tenho esta idéia na cabeça, e vou utilizar a mobilização dos blogs como desculpa.

De que maneira a sociedade civil pode participar da política é uma coisa que foge ao meu raciocínio e até ao meu interesse. Acho que hoje em dia existem canais adequados para isso que são osbtaculizados (como sempre)pelos interesses dos políticos que se apropriam deles para convertê-los em espaços de luta por suas ambições pessoais. O problema aqui não é a falta de bocas, mas a falta de ouvidos: é o poder público quem tem que ter a vontade de escutar o povo; meios pra se expressar existem, como este aqui.

Enfim, disse que ia utilizar a data para propor minha sugestão. É na verdade algo que gostaria de ver realizado, e logicamente duvido que alguém dê bola pra isso, embora seja (para mim) absolutamente necessário.

É isto aqui: a criação de um parque. Um parque de dimensões respeitáveis, com árvores, plantinhas, caminhos e ciclovias. Com espelhos d'agua e estátuas. A localização deste parque poderia estar aqui:



Ou seja, detrás da Nilo Peçanha, entre a Usina do Queimado e a Estrada do Contorno. Da Estrada do Carvão até o Ex Trevo do Indio.

E porquê? Porque toda cidade que se quer tem um grande parque. Ibirapuera, Aterro de Flamengo, Palermo, etc. Um parque demonstra que essa cidade teve alguma vez governantes que gostaram dela tanto como para destinar várias hectáres à grama e às folhas. Demonstra também que há (ou houve) naquela cidade uma coisa mais forte que a especulação imobiliária, a corrupção e a incompetência administrativa.

Desconheço a quem pertence essas terras; se é possível a sua expropriação, etc.etc. Deixo isso aos governantes, assim como o nome do político com que será estragado denominado. Permito que qualquer um se aproprie desta idéia e leve o reconhecimento. O único que peço é poder andar algum dia por um lugar assim em Campos dos Goytacazes.